Dicas Segurança


No ato de comprar ou vender uma Autocaravana ou Caravana usada pode tenha em antenção aos seguintes pontos.

Como são cada vez mais os esquemas e ilícitos que os burlões recorrem para enganarem os incautos, a nossa plataforma desenvolveu algumas ferramentas automáticas e pessoais (pela vasta experiência que temos em usados) para que os potenciais interessados se sintam mais seguros neste tipo de transações.

De seguida vamos dar-lhe alguns conselhos úteis que deve ter em atenção na compra de uma Autocaravana semi-nova ou usado e assim, evitar grandes chatices!

A posição a adoptar é de total desconfiança, os vendedores são pessoas desconhecidas para si, mesmo que lhe seja apresentado por um amigo. Esta atitude pode parecer pouco simpática, mas é a mais adequada. Leve SEMPRE consigo um print (impressão) do anúncio, lembre-se que perante a Autocaravana ou Caravana não se vai lembrar de todos os detalhes descritos no anúncio. Esse comportamento é normal, estamos perante algo que desejamos há muito e no ato de vermos os detalhes, cegamos.

Certifique-se da verdadeira quilometragem

A adulteração de conta-quilómetros é uma tarefa muito fácil de executar, basta um computador com um software específico e 50 a 100 euros. O mais difícil de esconder é o desgaste que os quilómetros imputam ao veículo em questão. Nas Autocaravanas esse desgaste é generalizado tanto pela cabine de condução como pelo uso da célula.

No Motor: Se não consegue detectar qualquer anomalia, peça a folha de inspecções e o livro de revisões (são raros os vendedores que possuem o livro de revisões) verifique a discrepância das datas. Se não houver livro de reclamações desconfie, mas, pergunte ao vendedor se ele se importa que leve o carro à marca para verificar a quilometragem. Normalmente uma Autocaravana dispõe aproximadamente as seguinte KM:

Entre 1 – 2 anos: 10.000 – 25.000 KM

Entre 2 – 4 anos: 25.000 – 45.000 KM

Entre 4- 6 anos: 45.000 – 70.000 KM

Leve tempo, bastante tempo para ver bem e rever melhor a sua nova Autocaravana ou Caravana!

Questione-se antes de comprar!

  • Quantos pessoas irão fazer férias na Autocaravana ?
  • Usará a Autocaravana durante todo ano?
  • Valor monetário máximo que pretende gastar na aquisição?

Viaturas base (marca & chassis-cabine):

  • Verifique se os retrovisores são de dimensões grandes.
  • Grau de dificuldade da passagem da cabine de condução para o habitáculo
  • Motorização (motorizações superiores são mais seguras e confortáveis)

Habitáculo da Autocaravana (Camas)

  • Autocaravanas Capucine – Tenha em conta a altura do capucine (min. 60 cm.) a cama (min. 190×130)
  • Os cantos devem estar revestidos com tecido ou arredondados.
  • Clarabóias e janelas criam um ambiente acolhedor e saudável.

Habitáculo interior (geral)

  • Janelas duplas (segurança) e com dupla posição de fecho, estas geram circulação de ar necessário e são mais seguras.
    -Todos os armários e despensas de interiores devem possuir respiradores, alguns com grelhas ou no design da madeira.

Arrumos exteriores
É vantajoso:

  • Se a Autocaravana possuir galeria de tejadilho com escada robusta na rectaguarda.
  • As garagens exterior facilitam as cargas e são bastante úteis durante todo o tempo. Ideal são garagem com abertura em ambos os lados.

Reabastecimento e despejos de águas residuais

  • A válvula de despejo deve ser de dimensões grandes (evita maus cheiros) e com mecanismo de mangueira.
  • O depósito de águas deve ser possível reabastecer tanto pelo exterior e interior.

Tenha atenção aos seguintes item:

  • Tipo de pneu (o pneus XC são de campismo)
  • Desgaste dos tecidos
  • Verificar o fundo do WC se for de plástico (rasgos)
  • Boiler água quente

Cuidado com a trasação – Dinheiro falso!

A utilização de cheques falsos é a fraude mais comum. Nunca aceite um cheque em troca do seu bem. Peça para ser pago em dinheiro vivo ou por transferência bancária. Não faça fé nos cheques visados. É a fraude da moda com carimbos e confirmações fictícias.

Documentos não devem ser fornecidos a quem não conhece

Nunca revele os seus documentos e a sua identidade. São mais valiosos que o seu próprio dinheiro.

Se lhe pedirem cópias de documentos, nunca os forneça sem que estes estejam devidamente protegidos. Para os proteger, escreva sobre eles a função para o qual vão ser cedidos. Só deve ceder documentação quando é para efectivar a venda ou compra, nunca para atestar a identidade dos mesmos. Por vezes os burlões dão a entender que estão desconfiados e o humilde consumidor cai na esparrela e fornece os documentos para provar que está de boa-fé, nunca o faça! Se o burlão estiver interessado, marque um encontro e mostre os documentos de forma física, mas nunca vá sozinho.

Uma das formas que os burlões têm de comprarem e burlarem outros vendedores honestos é com identidades falsas. Os criminosos utilizam os seus dados para acederem a crédito e a financiamento em seu nome. Depois, vendem rapidamente o carro e deixam as contas correrem por sua conta. O que lhe vai trazer enormes problemas, pois terá enormes dificuldades em justificar os créditos, ficará impedido de ter cartões e cheques e de movimentar as suas contas bancárias enquanto não apanharem os criminosos. Pense muito bem antes de entregar os seus documentos.

Contudo, o consumidor pode sempre pedir em tribunal uma perícia à assinatura que foi utlizada para a celebração do contrato de crédito e aí provar a sua inocência, mas não deixa de ter muitos problemas.

O Falso vendedor particular;

Muito cuidado com o falso vendedor particular! São muitos os vendedores que se fazem passar por vendedores particulares. Mesmo muito cuidado, pois estes vendedores estão garantidamente a vender-lhe “gato por lebre”.

Os consumidores são apanhados sempre da mesma forma e estes vendedores utilizam sempre o mesmo modus operandi: A viatura nunca está em nome deles e a história é sempre muito rebuscada.

Muito cuidado com multas. Uma vez que os carros nunca se encontram registrados em nome dos vendedores, as multas recaem sobre os antigos proprietários e estes refutam as multam que acabam mais tarde em nome dos novos proprietários.

Quando ligar para um desses vendedores a pedir informações, coloque a sua questão sempre desta forma: “Queria saber informações sobre o carro!”. Nunca lhes diga a marca ou modelo do carro. Eles vão perguntar-lhe “qual carro?”. Nessa altura perceberá que têm mais do que um carro à venda e estão a tentar ludibriá-lo

Nunca marque um encontro num sítio que não conhece ou um local de pouco movimento. Um vendedor particular leva o carro onde você quiser. Nunca leve dinheiro consigo para locais que não conhece. Faça o negócio num café ou num estabelecimento comercial com movimento. Certifique-se de toda a documentação antes de entregar qualquer valor.

Junto da conservatória do registo automóvel obtenha o documento que atesta a ausência de multas e ónus, busque na polícia segurança pública, GNR, e judiciária a ausência de registo do veículo que vai comprar e por fim, verifique também se o IUC está pago e se foi pago dentro das datas legais, caso contrário irá ter de pagar no futuro uma multa.

Abril 28, 2024 15:44